O Recinto de Santo António, em Vinhais, foi palco este domingo, da 4.ª edição do Torneio Concelhio de Jogos Tradicionais, reunindo mais de 140 participantes. O evento destacou-se pelo ambiente de animação, camaradagem e espírito desportivo, ao mesmo tempo que promoveu a prática de jogos tradicionais como Fito, Malha, Relha, Paus e Raiola, sendo estes símbolos da identidade cultural da região transmontana.

Para além da vertente competitiva, o torneio foi uma oportunidade de convívio entre gerações e de reforço dos laços comunitários, ao valorizar costumes enraizados na tradição popular do concelho. Os vencedores da edição concelhia em Vinhais estão agora apurados para representar o município na fase intermunicipal: O 4.º Campeonato de Jogos Tradicionais das Terras de Trás-os-Montes. A próxima etapa terá lugar no próximo domingo, 15 de junho, no Jardim dos Frades Trinos, em Miranda do Douro.

A iniciativa é promovida pela Comunidade Intermunicipal das Terras de Trás-os-Montes (CIM-TTM) e envolve representantes de vários concelhos da região. O objetivo é claro e passa por preservar, valorizar e dinamizar o património imaterial dos jogos populares, num ambiente festivo que reforça o orgulho nas raízes culturais transmontanas.

Jornalista: Vitória Botelho

Foto: DR

Slider