Fernando Pimenta, o melhor atleta português de sempre, na canoagem, com dezenas de medalhas de ouro, prata e bronze, tendo já sido campeão do mundo e europeu nas diferentes variantes da modalidade, será o cabeça de cartaz do campeonato nacional de fundo de canoagem que irá decorrer, pela primeira vez, no espelho de água do rio Tua, em Mirandela, no próximo fim-de-semana.

A competição é organizada pela Federação Portuguesa de Canoagem, em parceria com o Clube Fluvial de Mirandela (CFM) e o Município.

“Não tenho dúvidas que estamos perante um dos maiores eventos desportivos em Trás-os-Montes”, afirma o vice-presidente do CFM, Nuno Pinheiro. Estão inscritos 812 atletas em representação de cerca de meia centena de clubes e o CFM também vai fazer a sua estreia em competições, com 8 atletas. 6 infantis: João Beça, João Marujo, José Rosado, José Vinhais, David Pinheiro e Alexander Bruce. 1 iniciado: Francisco Freitas Dias e 1 júnior: João Borges.

O vice-presidente do Município considera que vai ser uma autêntica festa do desporto. “É uma aposta no aproveitamento dos recursos naturais, nomeadamente o espelho de água e suas áreas envolventes, que trazem pela primeira vez à região do nordeste transmontano um evento de relevo desta modalidade desportiva sem qualquer impacto ambiental negativo”, diz Orlando Pires.

Também a nível económico, para Orlando Pires, a realização deste evento desportivo caracteriza-se como uma importante alavanca para os setores da hotelaria, restauração e comércio local. 

“Ficou estipulado, que durante os dois dias, todos os participantes vão ter de realizar as refeições confecionadas pelos vários restaurantes do concelho e ficar alojados nas unidades hoteleiras e nos alojamentos locais”, adianta.

O campeonato tinha sido adiado, em 2020, devido à crise pandémica, e recebeu agora luz verde por parte da Direção Geral de Saúde (DGS), dado tratar-se de uma modalidade desportiva de baixo risco de transmissibilidade da Covid-19. 

Orlando Pires adianta que as comitivas vão estar sujeita a um rigoroso plano de mitigação de transmissão do SARS-COV-2. “Está tudo preparado ao nível das autoridade de saúde pública, da PSP e da proteção civil municipal, está contemplada a criação de circuitos exclusivos de acesso, por clubes, às zonas de provas a instalar na zona verde do Parque Dr. José Gama. Todas as comitivas serão testadas”, esclarece Orlando Pires.

O campeonato nacional de fundo é uma prova de canoagem onde os atletas percorrem a solo a distância de fundo, com extensões de 2.000, 3.000 e 5.000 metros, consoante o escalão dos desportistas, que vão dos infantis aos veteranos, passando pelos cadetes, iniciados, juniores, seniores e paracanoagem.

O Município vai comparticipar financeiramente com 10 mil euros, e o Clube Fluvial de Mirandela com mais cinco mil.

Jornalista: Fernando Pires 

Slider