A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) será palco, entre os dias 23 e 27 de junho, do XI Congresso da Sociedade Ibérica de Ictiologia (SIBIC 2026), um dos mais relevantes encontros científicos dedicados ao estudo dos peixes e dos ecossistemas aquáticos.

O evento reunirá em Vila Real investigadores, estudantes e profissionais nacionais e internacionais, promovendo a partilha de conhecimento científico, a apresentação de resultados de investigação e o debate em torno dos principais desafios atuais na área da ictiologia, conservação e gestão sustentável dos recursos aquáticos.

Ao longo de cinco dias, o congresso funcionará como um espaço de reflexão e colaboração interdisciplinar, onde serão discutidos os mais recentes avanços científicos e metodológicos, com impacto direto na proteção da biodiversidade e na sustentabilidade dos ecossistemas de água doce e marinhos.

A realização do SIBIC 2026 na UTAD reforça o posicionamento da instituição como referência na investigação científica e na formação avançada nas áreas das ciências ambientais e biológicas, contribuindo igualmente para a projeção internacional do território.

O programa inclui sessões científicas, comunicações orais, posters e momentos de debate, promovendo o encontro entre academia, investigação aplicada e gestão ambiental.

Jornalista: Vitória Botelho

Foto: DR

Alheiras Angelina
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
IMG_9798
banner canal n
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Artigo anteriorFESTA DOS POMBAIS CELEBRA PATRIMÓNIO RURAL E TRADIÇÕES EM UVA NOS DIAS 3 E 4 DE JULHO
Próximo artigoMONDIM DE BASTO É O PRIMEIRO MUNICÍPIO A ADERIR AO PROGRAMA “MUNICÍPIO MAIS PRÓXIMO” DA MOVIJOVEM