O objetivo é acelerar o processo de vacinação de três escalões etários, em simultâneo. 

Portugal vai receber mais de 1,4 milhões de vacinas contra a covid-19 ainda durante esta e a próxima semana.

De acordo com a Lusa, “estima-se que cheguem a território nacional cerca de 950 mil doses da vacina da Pfizer, 340 mil doses da AstraZeneca, 68 mil doses da Moderna e 88 mil doses da Johnson & Johnson”, em que a última é de toma única.

São um total de 1.446.000 vacinas, o que significa cerca de 25% do total das 5.728.470 doses desde o início do plano de vacinação nacional, que iniciou a 27 de dezembro de 2020.

“Neste momento, temos 90% destas pessoas [acima dos 60 anos] com pelo menos uma dose – o que significa que teremos protegido a faixa etária onde até agora se verificaram 96% dos internamentos e mortes por covid-19”, afirmou a task-force, em declarações à agência de notícias. 

A vacinação da população com idades compreendidas entre os 50 e 59 já está a decorrer, mas pretende-se começar a vacinar a faixa etárias dos 40 aos 49, na semana de 6 de junho, e a dos 30 aos 39, na semana de 20 de junho.

Segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS), na terça-feira, já foram vacinadas 3.526.688 pessoas com a primeira dose e 1.654.55 já possuem a vacinação completa, em que um total de 516.911 doses foram administradas na semana passada.


Por: Inês Fernandes

Foto: EPA/Lukasz Gagulski

Texto editado por Rita Teixeira (Jornalista)

Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
banner canal n
IMG_9798
Banner Elisabete Fiseoterapia
Alheiras Angelina
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
Design sem nome (5)
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Artigo anteriorCOVID-19: INCIDÊNCIA E RT A SUBIR EM DIA COM QUASE 600 CASOS
Próximo artigoDIA TERMINA COM DOIS NOVOS CASOS E DOIS RECUPERADOS