A inovação, a tecnologia e o papel dos jovens na construção de territórios mais sustentáveis estiveram ontem em destaque em Mirandela, numa iniciativa integrada nas comemorações do Dia Internacional da Juventude.

O Auditório Pequeno do Centro Cultural de Mirandela recebeu uma sessão dedicada ao tema “As Cidades Inteligentes e a Sustentabilidade”, promovida pelo Município, que procurou aproximar os jovens de uma discussão cada vez mais presente no futuro das cidades e dos territórios.

A sessão contou com a participação de André Moreira, bolseiro de doutoramento da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) e do CeDRI – Instituto Politécnico de Bragança, que abordou o contributo da inovação e das novas tecnologias para a criação de cidades mais eficientes, sustentáveis e preparadas para responder aos desafios do futuro.

A iniciativa teve também um momento de reconhecimento aos jovens envolvidos em programas de voluntariado, com a entrega de cupões aos participantes do “Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas 2026” e do “Verão Jovem”, promovidos pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ).

No conjunto, os dois programas contam com 110 jovens inscritos, refletindo uma participação significativa da juventude em ações de voluntariado e cidadania ativa.

A sessão integrou um programa mais amplo de atividades promovido pelo Município ao longo destes dias e reforçou a aposta de Mirandela na participação dos jovens, na inovação e na construção de um território mais sustentável, colocando a juventude no centro da reflexão sobre o futuro do concelho.

Jornalista: Paulo Silva Reis

Fotos: DR

Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Alheiras Angelina
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
banner canal n
Banner Hotel
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
IMG_9798
Artigo anteriorDGS ALERTA PARA RISCOS DO ECLIPSE SOLAR E REFORÇA RECOMENDAÇÕES PARA UMA OBSERVAÇÃO SEGURA
Próximo artigoNORTE 2030 DISPONIBILIZA 10 MILHÕES DE EUROS PARA RECUPERAÇÃO DE RIOS E RIBEIRAS