A freguesia de Bilhó, em Mondim de Basto, voltou a reunir produtores e exemplares de Raça Maronesa em mais uma edição do Concurso Pecuário, integrado nas Festas de São Bartolomeu.
Considerado um dos certames pecuários mais antigos e de maior dimensão da região, o evento constitui um momento de valorização dos animais autóctones e do trabalho desenvolvido pelos criadores locais.
Para além da vertente competitiva, a iniciativa pretende chamar a atenção para a importância da atividade pecuária na economia e na preservação das zonas rurais, contribuindo para a continuidade de uma raça com forte ligação ao território.
A organização esteve a cargo da Junta de Freguesia do Bilhó, com apoio financeiro do Município de Mondim de Basto, que se associou à iniciativa enquanto forma de incentivo ao setor pecuário e à valorização dos recursos endógenos.
Jornalista: Vitória Botelho
Foto: DR



















