Os primeiros certificados digitais covid-19, para cidadãos nacionais, começam a ser emitidos a meio desta semana pelos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde. O mesmo confirma um teste negativo, vacinação ou recuperação do vírus SARS-CoV-2.

O documento que confirma um teste negativo, vacinação ou recuperação do vírus SARS-CoV-2, vai entrar em vigor na União Europeia (UE) já no verão. No entanto, o primeiro-ministro, António Costa, insiste na necessidade de manter as regras de higiene, “mesmo depois da vacinação”.

De acordo com a Lusa, o primeiro-ministro afirmou que “temos agora a oportunidade de viajar em liberdade e em segurança, mas sempre respeitando as normas de segurança, porque é preciso continuar a combater esta pandemia”.

Recorde que, o Parlamento Europeu aprovou a adoção do certificado digital covid-19 na passada quarta-feira, que permite aos cidadãos comunitários –  vacinados, recuperados da infeção e/ou testados – viajar sem limitações dentro da União Europeia, a partir de julho.

Os certificados foram criados com o objetivo de facilitar o regresso à livre circulação na UE e vai funcionar como um cartão de embarque para viagens. Será em formato digital e/ou papel, com um código QR, para que se facilite a leitura por parte dos dispositivos eletrónicos, disponibilizado na língua nacional do cidadão e em inglês.

Prevê-se que com este documento os Estados-Membros não retomem as restrições, quando cerca de mais de metade dos europeus já tomou a primeira dose da vacina contra a covid-19.

No entanto, os Estados-membros têm, ainda, de desenvolver uma garantia de reconhecimento do certificado.

Por: Inês Fernandes

Foto: Mário Cruz / LUSA

Texto editado por Rita Teixeira (Jornalista)

Banner Elisabete Fiseoterapia
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Design sem nome (5)
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
IMG_9798
banner canal n
Alheiras Angelina