Investigadores da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) integram o projeto europeu INCLUSEA, que pretende promover o surf adaptado para pessoas com deficiências motoras e ou sensoriais.

O anúncio foi feito hoje pela academia sediada em Vila Real e o “objetivo é promover a saúde, o bem-estar e a inclusão social de pessoas portadoras de deficiência através da prática do Surf e do usufruto sustentável dos serviços de saúde dos ecossistemas costeiros”, explica Ronaldo Gabriel, docente e investigador do Departamento de Ciências do Desporto, Exercício e Saúde da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.

Os investigadores da UTAD já estão a trabalhar com a equipa do Surf Clube de Viana (SCV), liderada por João Zamith, na compilação do conhecimento científico e das boas práticas atualmente disponíveis, assim como no apoio à campeã europeia de surf adaptado, Marta Paço, portadora de deficiência visual, e ao respetivo treinador, Tiago Prieto, também estudante do Mestrado em Ciências de Desporto na UTAD.

A UTAD explicou, em comunicado, que o INCLUSEA é promovido por um “consórcio europeu de sete organizações de cinco países e cofinanciado pelo Erasmus + Sport, o INCLUSEA pretende avaliar, desenvolver e cocriar orientações de melhores das práticas de ensino do surf para serem adotadas por instrutores em programas da modalidade ou de terapia de surf, com vista a estabelecer um padrão comum europeu e internacional”.

Neste âmbito, o consórcio pretende comprovar e avaliar as melhores práticas e métodos de ensino para ajudar os participantes a alcançarem as aprendizagens e as aptidões necessárias para desfrutar do surf a todos os níveis, com garantias de segurança, promoção e sustentabilidade.

De acordo com a infomação disponibilizada da UTAD, na União Europeia existem cerca de 120 milhões de pessoas portadoras de deficiência, equivalente a cerca de 15% da população.

Há evidência de que o surf, desporto praticado em ambientes marinhos e costeiros, oferece “experiências sensoriais ricas e complexas que estimulam todo o organismo, refletidas na melhoria da aptidão física e em benefícios psicológicos e sociais, numa ligação mais afetiva com o ambiente natural”.

Foto: Lusa

Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
Alheiras Angelina
banner canal n
IMG_9798
Banner Elisabete Fiseoterapia
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Design sem nome (5)
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Artigo anteriorCARRAZEDA DE ANSIÃES DEVOLVE AOS TURISTAS PARTE DO VALOR DO ALOJAMENTO PARA REFEIÇÕES
Próximo artigoABERTOS PRIMEIROS CONCURSOS DO PRR