O Centro de Interpretação do Território de Sambade, em Alfândega da Fé, recebe, entre 31 de outubro de 2026 e 31 de janeiro de 2027, a exposição “Saleiros e Pimenteiros” – Coleção de Maria da Graça e Eugénio Voss.
Integrada na programação da Festa da Montanha, a mostra reúne peças de diferentes épocas, materiais e proveniências, de Portugal e de outros países.
Construída ao longo de cerca de vinte anos, a coleção reúne objetos do quotidiano que se distinguem pela diversidade de formas, estilos e características. Para além da sua função utilitária, os saleiros e pimenteiros revelam diferentes tradições e formas de expressão, refletindo a criatividade e os hábitos de várias culturas.
A exposição convida os visitantes a descobrir a singularidade destas peças e as histórias que guardam, mostrando como objetos aparentemente simples podem revelar aspetos da vida quotidiana e da identidade de diferentes lugares.
Ana Luísa Lopes
Foto: DR





















