Artigo de opinião por Catarina Moscoso (jornalista)

No passado fim de semana, o Parque Natural Regional do Vale do Tua recebeu jornalistas e bloggers, numa Press Trip que nos levou à descoberta dos encantos no interior.

Plantado entre cinco municípios atrás dos montes, o Tua serpenteia o Vale com a beleza natural de quem não adivinha tempestades ou dias cinzentos. Todavia, eles existem, como neste fim de semana onde as previsões entristeciam as expetativas. Nem assim, contudo, o grande vale responde com timidez. Nasce e renasce todos os dias, inconsciente da sua imensidão, e penetra nos confins dos corações mais entorpecidos. Quem aqui passa não fica indiferente às paisagens tão sui generis que colocaram este património natural nas bocas do mundo.

São, por isso, cada vez mais os turistas que escolhem este tesouro do nordeste para se refugiarem da azáfama citadina. Facto que não surpreende, pois quem mergulha no conhecimento pela biodiversidade desta região muito dificilmente deseja regressar à superfície. Aqui, o grupo de imprensa foi brindado com paisagens idílicas, sorrisos calorosos e uma gastronomia de deixar o maior crítico com água na boca – ainda que seja o vinho a bebida escolhida para alegrar o paladar dos afortunados que por aqui passam.

Desde a observação de aves e estrelas aos percursos pedestres, sem esquecer os miradouros com vistas de cortar a respiração, são várias as atividades que o parque tem para oferecer. Com este fim de semana, ficou a vontade de repetir a experiência acompanhada de família e amigos, pois as viagens são como um bom vinho: o sabor intensifica-se quando o disfrutamos na companhia dos que mais amamos. As árvores que bebem do rio florescem com maior vigor, os pássaros, invariavelmente encantadores, chilreiam com mais alegria e as montanhas, sempre imponentes, erguem-se com maior esplendor acima do Tua. O convite do Parque alicerça-se nestes valores por saber que as boas experiências andam de mão dada com o amor.

Volvidos estão, assim, os dias em que o Vale do Tua não passava de um diamante em bruto por lapidar. Hoje é tratado com a atenção de que é digno e proporciona a quem o visita experiências inesquecíveis. Este fim de semana não foi exceção.

Slider