A Unidade Local de Saúde do Nordeste (ULS-N) dispõe de um robô que desinfeta todas as surpefícies, através de raios ultra violeta. A tecnologia inovadora no valor de 60 mil euros foi oferecida pela Comissão Europeia – sendo este um dos oito atribuídos a Portugal.

Segundo comunicado à imprensa, o equipamento que “une a radiação ultravioleta e a robótica para desinfeção, sem intervenção humana”, tem um papel fundamental na destruição de vírus e bactérias – com uma taxa de eficácia de 99,9%.

Disponível para o Serviço de Medicina Interna da Unidade Hospitalar de Bragança, são várias as características que tornam o robô uma ferramenta de destaque no combate à pandemia. De acordo com o Programa de Prevenção e Controlo de Infeções e de
Resistência aos Antimicrobianos da ULS-N, “quando expostos a alta radiação ultravioleta, os microorganismos sofrem mutações no seu ADN e RNA, ficando assim inativos, quer em superfícies, quer no ar”, facto que justifica a alta taxa de eficácia.

O equipamento garante, ainda, uma maior segurança para os profissionais de saúde, no processo de desinfeção, uma vez que não são usados químicos para tal. Além disso, o robô é autónomo – movimentando-se “de forma completamente independente” – e rápido – “bastando cerca de 10 minutos para a desinfeção de uma enfermaria”, por exemplo.

Jornalista: Catarina Moscoso

IMG_9798
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Alheiras Angelina
Banner Elisabete Fiseoterapia
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
banner canal n
Design sem nome (5)
Artigo anteriorVACINAÇÃO PARA MAIORES DE 18 ANOS A 4 DE JULHO, SEGUNDO VICE-ALMIRANTE GOUVEIA E MELO
Próximo artigoVÍDEO: CONCURSO DE VINHOS TRANSMONTANOS 2021 SURPREENDE TANTO NOS TINTOS COMO NOS BRANCOS