É suportado metade do custo da compra de medicamentos a pessoas com idade superior a 65 anos, desde que a medicação tenha receita médica e seja comparticipada pelo Serviço Nacional de Saúde (SNS). 

A Câmara Municipal de Murça indica que a medida é dirigida a pessoas com domicílio fiscal no concelho. Os visados devem solicitar o apoio financeiro a cada três meses junto dos Serviços de Ação Social da Câmara Municipal, mediante o preenchimento de formulário próprio.

De acordo com a autarquia, para além do apoio referido anteriormente, existe ainda o programa da Rede Solidária do Medicamento. O objetivo é garantir que os agregados em situações de carência económica possam aceder também aos medicamentos necessários. Estes podem ser solicitados nas farmácias que aderiram ao programa, sendo necessário apresentar a respetiva receita médica e cartão de identificação do programa “Abem”.

“Prolongar e renovar estas medidas reflete o trabalho de avaliação e adaptação ao contexto socioeconómico da pandemia e, ainda, uma incessante vontade de derrubar as barreiras económicas e desigualdades sociais no Concelho de Murça, protegendo sempre os que se encontram em situações mais vulneráveis”, esclarece o município.

Jornalista: Rita Teixeira

Slider