O II Open de Xadrez Terras de Trás-os-Montes, decorreu em Bragança entre 19 a 24 de agosto, e terminou com a vitória de Arjun Eirigasi. A terceira edição, que acontece em 2022, vai ter lugar em Mirandela.

O xadrezista indiano de 17 anos, Arjun Eirigasi, alcançou o primeiro lugar no II Open de Xadrez Terras de Trás-os-Montes. Atualmente, é o 32º mais novo a alcançar o título de Grande Mestre, conseguindo aos 14 anos. Em segundo lugar, seguiu-se o indiano Dommaraju Gukesh e o holandês Thomas Beerdsen fechou o top três.

O torneio contou com cerca de 150 jogadores, entre os sete e os 68 anos, com a representação de 24 países. “Os praticantes trouxeram as suas famílias e tiveram a oportunidade de descobrir o potencial deste território. O município está disponível para acolher estas iniciativas neste âmbito e nesta modalidade, de apoiar, efetivamente, a nova escola de xadrez, através da Escolinha de Futsal Arnaldo Pereira”, declarou ao Mensageiro de Bragança, a vereadora da cultura do município de Bragança, Fernanda Silva.

Acrescentou ainda que “esta modalidade tem um grande potencial no desenvolvimento cognitivo, em idades mais precoces, o que irá mais tarde dar um efeito positivo em desempenho a nível académico”.

A primeira edição do Open de Xadrez Terras de Trás-os-Montes aconteceu em Macedo de Cavaleiros, Bragança recebeu a segunda, e Mirandela recebe a próxima em 2022.

Por: Marcos Brea

Texto editado por Rita Teixeira (Jornalista)

Foto: CM Bragança

Slider