Pelo terceiro ano consecutivo, o Festival de Cinema Acessível acontece, em Bragança, nos dias 24 e 25 de setembro.

Em comunicado, a organização explica que à semelhança dos anos anteriores, o primeiro dia inclui a sessão plenária a cargo do Cine-Clube de Avanca e a exibição dos filmes em competição, no Auditório da Escola Superior de Educação, do Instituo Politécnico de Bragança (IPB).

Já o segundo dia está reservado para a exibição de filmes com audiodescrição e legendagem para surdos e ensurdecidos e também para as visitas ao Centro de Arte Contemporânea Graça Morais ou ao Museu do Abade de Baçal com audiodescrição e interpretação em Língua Gestual Portuguesa ao vivo. Contudo, o programa já se encontra disponível no site do festival.

O evento irá funcionar em sistema híbrido (presencial e em streaming no canal de Youtube do IPB) e vai integrar a cerimónia de entrega dos prémios da Melhor Audiodescrição e da Melhor Legendagem para surdos e ensurdecidos da I Competição Nacional de Cinema Acessível, bem como a apresentação do projeto “Cultura para todos Bragança”. A participação é gratuita mas deve realizar a inscrição.

A inicitiva acontece desde 2019, tendo em 2020 introduzido a Competição Nacional de Cinema Acessível, que “convida as várias instituições de ensino superior com formação em Tradução e particularmente Tradução Audiovisual a mostrar o trabalho que é realizado pelos seus alunos”, lê-se na nota. A organização fica a cargo da Comissão de Curso do Mestrado de Tradução da Escola Superior de Educação, do IPB.

Jornalista: Rita Teixeira

Alheiras Angelina
banner canal n
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Design sem nome (5)
Banner Elisabete Fiseoterapia
IMG_9798