Entre 14 e 16 de janeiro as casulas e o butelo vão ser as principais iguarias das ementas de 21 restaurantes aderentes.

Os fins de semana gastronómicos estão de regresso a Macedo de Cavaleiros já este mês, com um fim de semana dedicado às casulas e ao butelo e outro em que o javali também vai ser destaque.

“O butelo é um dos melhores exemplos da forma como as nossas gentes aproveitam todas as partes do porco”, refere o presidente do município, Benjamim Rodrigues, sublinhando ainda que se trata da “tradicional gastronomia de Inverno em Macedo de Cavaleiros”.

O butelo é um enchido transmontano, feito com ossinhos e costela de porco, com as casulas, um feijão seco com casca que, depois de demolhado durante várias horas, é cozido juntamente com o enchido, na água da segunda cozedura deste.

Recorde-se que os fins de semana gastronómicos arrancaram em novembro de 2021, com três dias dedicados à castanha. Segue-se, ainda no fim de semana de 27 a 30 de janeiro, a Rota do Javali. 

“É uma iniciativa que procura dinamizar a restauração no concelho, depois de dois anos em que tem sido afetada pelos sucessivos confinamentos e paralisações para ajudar a controlar a pandemia”, explica o presidente da Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros.

O autarca realça ainda que esta é “uma forma de promoção das iguarias tradicionais do nosso concelho, onde se destaca o Javali no Pote à Moda de Macedo de Cavaleiros, oficialmente reconhecido pela Direção Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural como um dos ‘Produtos Tradicionais Portugueses’”.

Jornalista: Rita Teixeira 

IMG_9798
banner canal n
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Banner Elisabete Fiseoterapia
Design sem nome (5)
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
Alheiras Angelina
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Artigo anteriorGOVERNO PONDERA SUSPENSÃO DE CONFINAMENTO NO FINAL DO DIA DAS ELEIÇÕES
Próximo artigoCOVID-19: AUTOTESTES ADMITIDOS PARA ACESSO A GRANDES EVENTOS