Um incêndio, que deflagrou na madrugada de hoje na zona do Parque Natural de Montesinho, em Bragança, está a consumir mato e mobilizar meios de combate portugueses e espanhóis, disse à Lusa o comandante dos bombeiros locais .

Carlos Martins salientou que “não é uma situação normal” pela dimensão e por ocorrer fora de época, que não se limita ao verão nesta zona, com alguns anos em que na primavera, especificamente no mês de março se registram várias ignições.

O incêndio deflagrou na zona da Lama Grande, na linha de fronteira com Espanha, e, por volta das 13:00, tinha no combate cinco meios aéreos espanhóis, 58 operacionais e 13 viaturas, informação disponibilizada na página da Autoridade Nacional de Proteção Civil .

A origem é desconhecida, como disse à Lusa o comandante Carlos Martins, explicando que o fogo foi detectado pelos bombeiros por volta das 04:00, que avistaram a coluna de fumo.

O Instituto de Conservação da Natureza e Florestas (ICNF) realizou, na quinta-feira, fogo controlador, as chamadas queimadas, na zona de Soutelo, em Bragança.

O comandante dos bombeiros disse que a corporação esteve a dar apoio a esta operação e considera que “não tem qualquer relação” com o incêndio que está em curso e que deflagrou durante a madrugada, pela “distância” entre os dois eventos e as variações de temperatura durante a noite com formação de geada.

Por: Lusa

Foto ilustrativa

IMG_9798
Design sem nome (5)
Alheiras Angelina
banner canal n
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
Banner Elisabete Fiseoterapia
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Artigo anteriorVÍDEO: VILA FLOR JÁ REALIZOU MAIS DE 600 TESTES À COVID-19 NAS FREGUESIAS DO CONCELHO
Próximo artigoMUNICÍPIO DE ALIJÓ PROLONGA FUNCIONAMENTO DO CENTRO DE TESTAGEM