O I Festival de Percursos Pedestres inclui a apresentação do projeto “Alijó a Caminhar” e de 17 novos trilhos que se juntam aos três já existentes. 

Entre 12 e 13 de março, vai ser apresentada uma rede municipal de trilhos com mais de 200 quilómetros, que interliga todas as freguesias e locais de interesse turístico, paisagístico e cultural do concelho de Alijó.

Segundo a autarquia “este projeto representa uma forte aposta do município de Alijó na valorização de um dos produtos turísticos mais procurados pelos amantes da natureza, da paisagem e do património”.

Os itinerários pretende “contribuir para a dinamização das economias locais e do pedestrianismo, para a manutenção e conservação dos caminhos rurais”, explica o município em comunicado.

Os 20 percursos pedestres vão dar a conhecer miradouros, castros e outro património arqueológico, espaços verdes, igrejas e capelas do território.

Aqueles que pretendem percorrer estes trilhos durante o fim-de-semana do Festival, devem inscrever-se gratuitamente no Posto de Turismo de Alijó ou através do site do município, até 9 de março. 

De acordo com a Câmara de Alijó, os participantes vão ser acompanhados por guias profissionais e têm direito a um kit do evento, que inclui seguro, t-shirt, água e fruta.

Os percursos que integram o programa são o PR14 “Trilho de Favaios – Alijó” (10,5 km), o PR6 “Trilho das Muralhas” (10,8 km) e o PR20 “Trilho de Pinhão – Casal de Loivos” (9,8 km). 

Jornalista: Rita Teixeira // Foto: CM Alijó

Slider