Sabrosa criou um centro para apoio ao pedestrianismo e uma rede de trilhos que seguem os passos do escritor Miguel Torga e levam à descoberta de um castro, das antigas minas de volfrâmio e do Douro vinhateiro.

“Esta é uma forte aposta do município de Sabrosa na valorização da paisagem e do património existente, valorizando de forma decisiva a promoção do desporto de natureza ao mesmo tempo que turisticamente estamos a criar mais pontos atrativos para a visita ao concelho”, afirmou hoje a presidente da Câmara, Helena Lapa.

O projeto “Trilhos de Sabrosa” visa, segundo a autarca, valorizar o património histórico e cultural do concelho que se estende do rio Douro à serra.

A rede de percursos é apresentada no domingo, dia em que também abre o centro de apoio ao pedestrianismo, na escola primária de Paços, para ajudar e informar os visitantes e divulgar o património ambiental e paisagístico deste concelho do distrito de Vila Real.

São quatro trilhos e cada um deles tem uma temática associada.

Segundo o município, o trilho “Nos passos de Torga” funcionará como uma rota de divulgação do escritor Miguel Torga através do seu percurso literário e de vida.

Miguel Torga, cujo nome de batismo era Adolfo Correia da Rocha, nasceu a 12 de agosto de 1907 em São Martinho de Anta, na zona norte do concelho, onde a sua casa se transformou num museu e foi construído o Espaço Miguel Torga, em homenagem ao escritor e médico.

Torga inspirou-se na sua terra natal e nas paisagens do Douro para criar muitas das suas obras, desde os poemas, os contos ou os romances, como a “Criação do Mundo”, “Bichos”, “Contos da Montanha” e “Vindima”.

Depois, pelo “Trilho do Castro de Sabrosa”, que liga São Martinho da Anta à sede do concelho, é possível ficar a conhecer o “castro de Sabrosa”, um povoado fortificado cuja ocupação teve início na Idade do Ferro e terminou na época medieval e foi classificado como local de interesse público.

Já o percurso “A Rota do Volfrâmio”, nas freguesias de Souto Maior e São Lourenço de Ribapinhão, promove as minas e a história do volfrâmio neste território do concelho de Sabrosa.

Por fim, o “Trilho Vinhateiro de Provesende” tem início nesta aldeia vinhateira e segue pelos vinhedos e miradouros localizados na parte sul do concelho, terminando no cais da foz, junto ao rio Douro e em pleno Património Mundial da Humanidade.

O projeto “Trilhos de Sabrosa” é financiado pelo Programa de Renovação de Aldeias, da Medida 10 LEADER, e representa um investimento total de 90 mil euros.

Por: Lusa // Foto: CM Sabrosa

banner canal n
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
Design sem nome (5)
Alheiras Angelina
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Banner Elisabete Fiseoterapia
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
IMG_9798