O distrito de Bragança vai receber pela primeira vez o Fórum Nacional de Arbitragem no próximo sábado e domingo, 7 e 8 de maio, no Auditório Paulo Quintela.

Uma iniciativa que vai já na 18ª edição e que vai debater o recrutamento retenção e acompanhamento dos árbitros, um tema que preocupa as associações distritais.

 “Temos tido alguma dificuldade, mesmo agora com a covid-19, em motivar aqueles que já estavam connosco. Terminámos há pouco um curso de árbitros de futebol e futsal, são 25, e a grande luta vai ser a retenção, fazer com que sigam a arbitragem”, explicou o Presidente do Conselho de Arbitragem da Associação de Futebol de Bragança, Fernando Lhano.

A AFB tem cerca de 60 árbitros de futebol e futsal, um número que para Fernando Lhano é aceitável mas que poderia ser aumentado. “É um número razoável, mas pretendíamos mais. A associação tem tido uma boa dinâmica, temos tido algum crescimento ao nível de equipas e atletas. Ao haver mais equipas e atletas vão haver mais jogos e para isso temos que ter mais árbitros”. .

O “Cartão Branco”, o “Futebol de Praia” e a “Arbitragem no Feminino” são outros dos temas que vão estar em debate no Fórum Nacional.

A iniciativa é organizada pela Associação de Futebol de Bragança (AFB) e pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF) e vai contar com a participação das 22 associações distritais de futebol do país.

O evento conta, também, com a presença do Presidente do Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol, José Gomes Fontelas.

Jornalista: Sara Teixeira

Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
IMG_9798
banner canal n
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
Alheiras Angelina
Design sem nome (5)
Banner Elisabete Fiseoterapia
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Artigo anteriorASSOCIAÇÃO REFORÇA PROPOSTA DA LINHA DE ALTA VELOCIDADE POR TRÁS-OS-MONTES
Próximo artigoVÍDEO: CENTRO DE LAZER DE VALE DE TELHAS COMBATE SOLIDÃO QUE IDOSOS SENTEM