O Centro de Meios Aéreos de Chaves, já iniciou funções a 15 de maio, e conta com uma equipa de operacionais constituída por profissionais da Unidade de Emergência de Proteção e Socorro da Guarda Nacional Republicana (GNR) e Bombeiros da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários Flavienses que garantem as comunicações e o serviço de brigada de aeródromo, onde a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) irá operar com um helicóptero bombardeio médio de ataque inicial a incêndios rurais.


De acordo com o autarca,”mais importante do que a localização do equipamento é garantir uma resposta pronta e eficaz ao risco e que seja pensada e articulada com a maior abrangência possível, para que se possa mitigar o risco de ocorrências neste período crítico que vai iniciar”.
São feitos treinos diários de forma a que possam responder a qualquer ocorrência em segurança, de forma rápida e eficiente. O aérodromo flaviense conta com um equipamento aéreo, que atua num raio de ação de quarenta kilómetros, tendo capacidade para transportar mil e duzentos litros de água.


Esta operacionalização resulta de um Protocolo entre a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil e a autarquia, sendo devidamente certificada pela Autoridade Nacional de Aviação Civil (ANAC).

Jornalista: Inês Carvalho

IMG_9798
Design sem nome (5)
Banner Elisabete Fiseoterapia
Alheiras Angelina
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
banner canal n
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Artigo anteriorMUNICÍPIO DE CHAVES GANHA PRÉMIO NA CATEGORIA ECOLOGIA E CUIDADOS DE ANIMAIS
Próximo artigoFEIRA DE VINHOS E SABORES REGRESSA A ALIJÓ