O incêndio que deflagrou em Cortinhas, em Murça, e que se encontrava em conclusão ao início da tarde de hoje, está de novo “em curso” devido a reacendimentos, disse à Lusa fonte da proteção civil.

De acordo com fonte da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), em causa estão “alguns reacendimentos no perímetro do incêndio que estão a ser combatidos” e que levaram a um reforço dos meios no terreno, nomeadamente de meios aéreos.

Pelas 16:00, de acordo com informação disponível no ‘site’ da ANEPC, o fogo mobilizava oito meios aéreos e 699 operacionais, apoiados por 223 meios terrestres.

O fogo deflagrou na tarde de domingo, em Cortinhas, no concelho de Murça, chegou a mobilizar mais de 800 operacionais de todo o país, e alastrou aos municípios vizinhos de Valpaços e Vila Pouca de Aguiar, no distrito de Vila Real.

Na quarta-feira, o incêndio ficou reduzido a uma frente em Murça e, no ponto da situação feito no local ao final do dia pela Proteção Civil, foi adiantado que o incêndio estava “em fase de consolidação, rescaldo e vigilância” com apenas “uma pequena frente a lavrar com pouca intensidade”.

Já hoje, pelas 14:30, este incêndio encontrava-se “em conclusão” na página da ANEPC, mas continuava a ser o que mais meios mobilizava no país.

No mapa dos incêndios a nível nacional constavam, pelas 16:00, 370 ocorrências, que mobilizavam 2.666 operacionais, 840 viaturas e 19 meios aéreos.

Por: Lusa

Foto: Tony Dias/ Arquivo Global Imagens

Design sem nome (5)
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Banner Elisabete Fiseoterapia
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
Alheiras Angelina
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
banner canal n
IMG_9798