A Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros apresenta para o mês de janeiro “uma agenda cultural que procura fazer jus à ideia de que a Cultura é um pilar essencial na formação de uma Sociedade”, salienta Elsa Escobar, vereadora com este pelouro.

Elsa Escobar frisa que a autarquia “tenciona apostar na internacionalização dos espetáculos em Macedo de Cavaleiros” e, por isso, a 10 de janeiro sobe ao palco do Centro Cultural a “Autobiografia Autorizada”, um monólogo protagonizado por Paulo Betti, ator brasileiro, e com o qual marca a comemoração dos seus 40 anos de carreira.

Durante este mês, a Biblioteca Municipal acolhe várias atividades destinadas às crianças do pré-escolar e aos pais, onde se destaca “A Ovelhinha Desobediente”, um conto tradicional brasileiro que pode ser ouvido a 14 e 15 de janeiro. No dia 18 é a vez do conto de Anna Llenas, “O Monstro das Cores”, e a 22 de janeiro é possível ouvir o conto “O Novelo das Emoções”, de Elisabete Neves.

Na vertente do serviço educativo do Centro Cultural, os alunos do 11.º ano vão poder assistir à peça de teatro “Frei Luís de Sousa”, pela ETCetera Teatro, a 20 de janeiro. Para Elsa Escobar, esta é uma forma de “tornar mais acessível a obra de Almeida Garrett”. Os alunos do 9.º e 10.º ano de escolaridade vão poder assistir às peças “Farsa de Inês Pereira” e “Auto da Barca do Inferno”, pela companhia Filandora Teatro, a 28 de janeiro.

Num mês dedicado à inteligência emocional, estão agendadas algumas atividades organizadas pela equipa municipal de formação para o sucesso escolar. “Vamos promover no dia 17 a palestra “Parentalidade consciente”, com Mikaela Öven, fundadora da Academia de Parentalidade Consciente e autora dos livros Educar com Mindfulness e Heartfulness”, adianta a vereadora com o pelouro da Cultura.

Com um cartaz diversificado e que tem em atenção os mais variados públicos e faixas etárias do concelho, “o ex-líbris deste mês, como não poderia deixar de ser, é a XXIV Feira da Caça e do Turismo”.

Este evento, que decorre em conjunto com a XXVI Festa dos Caçadores do Norte, realiza-se de 30 de janeiro a 02 de fevereiro e é um justo reconhecimento do papel que o setor cinegético tem na região, naquele que é um dos maiores certames do género no País e o maior no Nordeste Transmontano. “É uma excelente oportunidade para adquirir artigos do setor cinegético, bem como para promover o turismo, os produtos regionais e comer em restaurantes típicos e usufruir da animação oferecida pela autarquia nestes quatro dias”, sustenta Rui Vilarinho, vereador responsável pela organização deste evento.

“Acreditamos que é um cartaz do agrado não só dos macedenses como também de muitos outros habitantes do Nordeste Transmontano e mesmo da região Norte”, frisa Elsa Escobar. Sempre com o objetivo de dinamizar a vida cultural e a economia do município, “criando mais e melhores condições de vida para quem escolhe Macedo de Cavaleiros para viver e trabalhar”.

Banner Elisabete Fiseoterapia
Design sem nome (5)
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Alheiras Angelina
IMG_9798
banner canal n
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Artigo anteriorA MIRANDELENSE ANA PAULA XAVIER ELEITA PRESIDENTE DA FEDERAÇÃO “MINHA TERRA”
Próximo artigoVALPAÇOS RECEBE MAIS OFERTA DE ENSINO SUPERIOR