“Sabemos que o caminho para uma sociedade mais qualificada é uma educação consistente e eficaz. Adjetivos que designam parte da excelência que é o IPB”, considerou Hernâni Dias, Presidente da Câmara Municipal de Bragança, durante a Sessão Solene que comemorou, no dia 28 de janeiro, no Auditório Dionísio Gonçalves, o 37.º aniversário e o Dia do Instituto Politécnico de Bragança.

“O IPB é um excelente contributo para o desenvolvimento da região nas mais diversas áreas”, referiu o Presidente, destacando o Instituto como “uma locomotiva, através do conhecimento, para a mobilidade internacional, captando alunos e impulsionando o nome de Bragança pelos quatro cantos do mundo”. “Não só pela sua excelência e vocação para o ensino, mas também pelo reconhecimento unânime de Bragança como uma das melhores cidades para se viver, seja pelo nível de qualidade de vida, seja pela sua dinâmica social e cultural”, disse, recordando que “tanto a Procuraria Geral da República como o próprio Conselho Municipal de Segurança atestam que, de facto, esta cidade é das mais seguras do País, independentemente de qualquer caso pontual que ocorra”.

Na abertura da Sessão Solene estiveram presentes, também, o Ministro-Adjunto e da Integração Regional de Cabo Verde, Rui Figueiredo Soares, o Vereador da Câmara de Paris, Hermano Sanches Ruivo, o Presidente do IPB, Orlando Rodrigues, o Presidente do Conselho Geral do IPB, Dionísio Gonçalves, o Presidente do Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos, Pedro Dominguinhos, a Presidente da Câmara Municipal de Mirandela e o Presidente da Associação Académica, Hugo Nobre, entre representantes de outras instituições.

Do programa da comemoração do Dia do Instituto constou uma Oração de Sapiência direcionada para as relações com a diáspora, proferida por Hermano Sanches Ruivo, o primeiro português eleito para a Conselheiro da Câmara de Paris, a entrega de prémios e diplomas aos melhores alunos do Instituto, aos alunos internacionais e aos especialistas do IPB, e a entrega de medalhas comemorativas.

O IPB preparou, ainda, um momento in memorium a Luís Giovani Rodrigues, para homenagear o jovem estudante cabo-verdiano, que perdeu a vida a 31 de dezembro de 2019, com um minuto de silencio e com a intervenção do Ministro-Adjunto e da Integração Regional de Cabo Verde, que se referiu a Bragança como “um dos maiores exemplos de integração, que bem sabe acolher, e cujo acontecimento recente em nada condiciona essa perceção da realidade”. Tito Paris, afamado músico cabo-verdiano do estilo musical “morna”, tradicional de Cabo Verde e considerada como Património Imaterial da Humanidade, também se associou à homenagem, participando na homenagem com uma breve atuação.

Em 37 anos de existência, o IPB já formou mais de 30 mil diplomados, contando com o corpo docente do ensino superior politécnico mais qualificado do País, em que mais de 80 por cento é doutorado, reconhecido nacional e internacionalmente, não só pela qualidade do seu ensino, mas também pela produção científica e investigação aplicada em várias áreas.

Com cerca de oito mil alunos, dos quais cerca de 38,81% são estrangeiros, o IPB é uma das instituições de ensino superior que mais promove a mobilidade académica em Portugal, contabilizando, no ano letivo 2019/2020, com 3105 alunos estrangeiros provenientes de 60 países dos cinco continentes.

Foto: CMB

Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Banner Elisabete Fiseoterapia
Alheiras Angelina
banner canal n
IMG_9798
Design sem nome (5)
Artigo anteriorVALPAÇOS: GABINETE DE APOIO AO EMIGRANTE AJUDOU UTENTES A RECEBER MAIS DE 1 MILHÃO DE EUROS
Próximo artigoCONSELHOS CONSULTIVOS REGIONAIS DA CAP SEGUEM PARA O DOURO E TRÁS-OS-MONTES