A Câmara Municipal de Miranda do Douro, divulgou esta quarta-feira, que vai investir um milhão de euros na reabilitação e valorização do Rio Fresno e os seus principais afluentes na área territorial do concelho de Miranda do Douro, num total de 40 quilómetros.

Segundo o comunicado, a autarquia pretende “dar cumprimento à legislação nacional e comunitária de limpeza e valorização de linhas de água e criar atratividade dos espaços fluviais revitalizando lugares com profundo significado e interesse para as populações locais e visitantes”, explicou.

Recuperar a galeria ribeirinha e a funcionalidade dos sistemas naturais ribeirinhos – ao mesmo tempo que se beneficia o habitat de algumas espécies ribeirinhas – são também outras das prioridades.

“Para além dos objetivos hidráulicos, ecológicos, paisagísticos e culturais, esta reabilitação promete aumentar a resiliência das estruturas atualmente existentes, assim como promover a biodiversidade local e serviços de ecossistemas associados”, refere o município.

O projeto orçado em um milhão de euros, será comparticipada em 100% por fundos europeus, através da candidatura ao Programa de REACT.

Jornalista: Rita Teixeira

Slider