A Direção-Geral das Autarquias Locais transferiu 104 milhões de euros para os municípios portugueses que receberão esta verba durante os próximos dias.

O valor respeita ao FSM- Fundo Social Municipal, que constitui uma transferência financeira do Orçamento do Estado para a Administração Local, e reporta ao valor global apurado para os anos de 2019, 2020, 2021, que ficou por transferir para os municípios, em incumprimento da Lei das Finanças Locais.

A Lei nº 21/2022. de 18 de novembro, veio autorizar o Governo a transferir uma subvenção adicional específica do FSM, no ano de 2022, transferência que agora se concretiza e permite o acerto de contas e a reparação da situação.

Apesar de estar habitualmente consignado ao financiamento de despesas associadas a funções sociais, nomeadamente na área de educação, da saúde e da ação social, a utilização destes 104 milhões de euros não vai estar sujeita a restrições. Isto permite aos municípios usarem as respetivas verbas nas áreas que entendam, sendo que o valor poderá ainda transitar para o próximo ano em saldo de gestão positivo.

Jornalista: Lara Torrado

Foto: Canal N/Arquivo

banner canal n
Design sem nome (5)
IMG_9798
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Banner Elisabete Fiseoterapia
Alheiras Angelina
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
Artigo anteriorALFÂNDEGA DA FÉ ASSINA PROTOCOLO COM APA PARA REFORÇAR AS MEDIDAS DE MITIGAÇÃO DA SECA
Próximo artigoVÍDEO: MIRANDELA HOMENAGEIA AUGUSTO CARVALHO EM FESTIVAL ETNOGRÁFICO