Mesmo com a chuva que se tem vindo a registar nestes últimos dias, a Barragem de Sambade continua em níveis críticos e obriga a que a Barragem de Estevainha comece a abastecer a população de Alfândega da Fé.

A Albufeira abastece o concelho de Alfândega da Fé e ainda algumas aldeias de Macedo de Cavaleiros e Mogadouro. De momento encontra-se apenas com 13% de capacidade de água.

Eduardo Tavares, autarca de Alfândega da Fé menciona que, devido aos baixos níveis de água, a qualidade de água já foi afetada. “Até há cerca de 15 dias, o volume era de 11%. Era uma situação crítica. Só na última semana é que esta situação se começou a inverter e, neste momento, temos já uma evolução positiva do armazenamento de água, se bem que é uma percentagem ainda muito pequenina e mínima”.

O presidente acrescenta que “a situação continua complicada. A quantidade de água bruta desceu muito nas últimas semanas e, por isso, estamos muito preocupados com a situação de Sambade. Se parar de chover vamos ter uma situação crítica”.

“A água dos últimos dias começa a fazer inverter o ciclo histológico e começa a fazer correr as minhas de água e, por isso a partir de dezembro começamos a ter a recuperação dos volumes de água se viermos a ter água nos próximos dias vamos ter uma evolução positiva na próxima semana”, frisa Eduardo Tavares.

De relembrar que o município de Alfândega da Fé recebeu um apoio de 100 mil euros da APA- Agência Portuguesa do Ambiente para a compra de um camião cisterna que será usado para abastecer a população em períodos de seca.

Jornalista: Lara Torrado

Foto: Canal N/Arquivo

Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Design sem nome (5)
IMG_9798
Alheiras Angelina
Banner Elisabete Fiseoterapia
banner canal n
Artigo anteriorVINHAIS VAI ATRIBUIR 15 MIL EUROS A LARES E 10 MIL A CENTROS DE DIA DO CONCELHO
Próximo artigoDESFILE TRADICIONAL DA FOGUEIRA DO GALO REGRESSA A MIRANDA DO DOURO