BEBÉ NASCE EM AMBULÂNCIA NA A4

É o segundo parto efetuado na Auto Estrada Transmontana, no espaço de duas semanas. Desta vez, aconteceu junto ao nó de acesso a Palheiros (Murça), na madrugada desta terça-feira, uma bebé nasceu, na ambulância dos bombeiros voluntários de Mirandela, quando a mãe estava a ser transportada para a maternidade de Vila Real. Ambas estão bem.

O parto foi realizado por dois bombeiros e dois enfermeiros da SIV (Suporte Imediato de Vida) do INEM de Mirandela, que entretanto foi acionada para o local. “A senhora estava com contrações e ocorreu a rutura da bolsa de água pelo que tínhamos de fazer o trabalho de parto ali mesmo. Estabilizamos a parturiente até à chegada da equipa da SIV e por todos conseguimos realizar o parto sem problemas com a mãe a consegui expulsar por ela própria o bebé”, explica Raúl Marcelo, um dos bombeiros da corporação de Mirandela, que foram acionados pelo CODU (Centro de Orientação de Doentes Urgentes), às 02,35 horas da manhã, para efetuar o transporte de Georgina Guilherme.

O parto em plena A4 foi realizado às 03,25 horas. O pai da bebé, que seguia num automóvel atrás da ambulância, confessa que viveu alguns minutos de ansiedade e de preocupação. “Nem sabia o que pensar nem como reagir quando vi aquela situação, mas felizmente as coisas correram bem, porque os bombeiros e os enfermeiros estiveram bem, mas as coisas podiam ter sido de outra forma se houvesse uma maternidade em Mirandela, entretanto fechada em 2006”, lembra Philippe Guilherme.

Depois do trabalho de parto, a mãe, de 39 anos, e a filha, Irina, foram transportadas para a maternidade do Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro, em Vila Real. “Já passaram os momentos de ansiedade e ambas estão bem”, assegura o pai.

A pequena Irina nasceu com 2, 645 Kgs. É a segunda bebé a nascer em plena auto-estrada transmontana, no espaço de duas semanas.

No dia 26 de janeiro, uma família de Freixo de Espada à Cinta teve que improvisar uma sala de partos em plena A4, antes do nó do Azibo, no concelho de Macedo de Cavaleiros, quando se deslocavam para a maternidade de Bragança.

Jornalista: Fernando Pires

banner canal n
IMG_9798
Alheiras Angelina
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
Design sem nome (5)
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Banner Elisabete Fiseoterapia
Artigo anteriorGNR DE MIRANDELA RECUPERA PEÇAS DE OURO E MOEDAS FURTADAS EM RESIDÊNCIAS
Próximo artigoAÇÃO DE SENSIBILIZAÇÃO “NÚMERO DE EMERGÊNCIA 112” PARA ALUNOS DE CARRAZEDA DE ANSIÃES