A pintora transmontana será distinguida, este ano, com o Prémio Vasco Graça Moura – Cidadania Cultural, no valor de 20.000 euros. Os mais de 50 anos de carreira e o percurso cultural, artístico e cívico de Graça Moraisa são as razões apresentadas para esta atribuição.

“Desde a sua juventude a artista teve uma permanente participação ativa na defesa do humanismo, do respeito pela dignidade humana e dos direitos humanos”, disse o júri, ao qual presidiu Guilherme d’Oliveira Martins, sócio correspondente da Academia das Ciências de Lisboa.

Sublinhando ainda que a “ligação muito forte à terra e às tradições populares e uma permanente atenção à dureza da vida e à compaixão têm caracterizado uma assinalável coerência na sua obra”.

À agência Lusa, o júri do prémio promovido pela Estoril Sol referiu que a pintora posusi um “talento artístico e a escolha dos temas para as suas obras, em estreita ligação íntima, têm sempre subjacente a atenção aos outros e o cuidado relativamente aos mais vulneráveis”.

Jornalista: Rita Teixeira

Foto: Orlando Almeida/Global Imagens

Design sem nome (5)
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Alheiras Angelina
Banner Elisabete Fiseoterapia
IMG_9798
banner canal n
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Artigo anteriorSEGUNDO PERÍODO LETIVO ARRANCA COM GREVE DE PROFESSORES
Próximo artigoDEPOIS DE VERÃO PREOCUPANTE A BARRAGEM DE ALIJÓ ESTÁ CHEIA