Bragança, Vila Real e Viseu são os destinos da primeira iniciativa de 2023 do Museu de Geologia da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD)

O projeto destina-se para professores dos diferentes níveis de ensino e pretende dar a conhecer o Roteiro das Minas e Pontos de Interesse Mineiro e Geológico de Portugal.

“Queremos divulgar este guia, que existe em papel e está disponível online, junto dos professores de todos os grupos de recrutamento porque há atividades pensadas desde o pré-escolar até ao Ensino Superior, visitas de campo e palestras sobre vários temas para dar a conhecer a geodiversidade local”, refere a diretora do Museu de Geologia da UTAD, Elisa Preto.

Segundo o comunicado, o arranque da primeira formação será já na próxima sexta-feira em Bragança. Seguindo-se Vila Real a 27 de janeiro e Viseu no dia 3 de fevereiro. 

No total, prevê-se a participação de mais de uma centena de docentes. “Em cada cidade, o programa inclui a apresentação do roteiro e das atividades dos parceiros do respetivo distrito, uma visita de campo, a passagem por uma exposição (“Ocorrências Minerais em Trás-os-Montes” em Bragança; “O Oceano, Berço da Vida e Motor do Clima” em Vila Real e o Museu do Quartzo – Centro de Interpretação Galopim de Carvalho, em Viseu) e duas palestras”, lê-se na mesma nota. 

Elisa Preto adianta ainda que durante a ação em Bragança, será visitado virtualmente o Museu do Ferro em Torre de Moncorvo, o Geopark Terras de Cavaleiros e o Centro Interpretativo das Minas de Argozelo. 

Em Vila Real, será a vez do Museu de Geologia da UTAD, o Museu do Volfrâmio de Cerva, o Centro Interpretativo das Minas da Borralha – EcoMuseu do Barroso, o Parque Arqueológico do Vale do Terva (em Boticas) e os Centros Interpretativos das minas de Tresminas e Jales. Terminando em Viseu, com a visita ao Museu do Quartzo.

A iniciativa é desenvolvida em parceria com o Roteiro das Minas e Pontos de Interesse Mineiro e Geológico de Portugal, envolvendo ainda as Escolas Superiores de Educação do Instituto Politécnico de Bragança e do Instituto Politécnico de Viseu, o Centro de Ciência Viva de Bragança, as Câmaras Municipais de Bragança, Vila Real, Viseu e Vila Pouca de Aguiar, os Centros de Formação da região e o Museu do Quartzo.

As inscrições podem ser feitas online.

Jornalista: Rita Teixeira 

banner canal n
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
Design sem nome (5)
Alheiras Angelina
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Banner Elisabete Fiseoterapia
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
IMG_9798