Esta terça-feira, o município de Montalegre já está pintado de branco. A neve “começa a acumular com rapidez”, como mostram as imagens partilhadas pela página de facebook Meteo Trás os Montes – Portugal.

Recorde-se que, a depressão Fien chegou ontem a Portugal Continental e será responsável pelo agravamento das condições meteorológicas nos próximos dias, prevendo-se frio, chuva e agitação marítima.

Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) “o estado do tempo em Portugal continental será influenciado pela ação conjunta de um anticiclone localizado na região dos Açores e da depressão Fien, induzindo uma forte corrente de noroeste sobre o continente com o transporte de uma massa de ar polar marítimo”.

A mesma publicação referia a previsão da queda de neve acima dos 800/1100 metros de altitude no Norte e Centro do país e a intensificação do vento, com rajadas que em algumas regiões poderão atingir os 120 quilómetros por hora.

Relativamente à temperatura também haverá uma descida significativa entre terça e quinta-feira, “com valores de temperatura mínima abaixo dos 5 graus Celsius, sendo entre -5 C a 0º no interior Norte e Centro e entre 5 C e 8ºC no litoral da região Sul”.

Jornalista: Rita Teixeira
Fotos e vídeos: Meteo Trás os Montes – Portugal

Slider