Dois lobos-ibéricos foram encontrados mortos no concelho de Montalegre e de Arcos de Valdevez, esta quinta-feira. A morte dos lobos, espécie protegida, está a ser investigada pelo Ministério Público.

“As circunstâncias em que ocorreram as mortes dos dois animais ainda vão ser apuradas” referiu o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas em declarações à agência Lusa, e acrescenta afirmando que não aparenta “haver qualquer relação entre elas”.

O Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente de Chaves “recolheu uma carcaça” de lobo ibérico, quinta-feira, na freguesia de Negrões, em Montalegre, tendo o animal sido transportado para o Instituto Nacional de Veterinária, em Vila do Conde.

Fonte policial revelou à Lusa que o lobo-ibérico encontrado no concelho de Montalegre “apareceu morto com um tiro”.

“Ao ter tido conhecimento dos dois cadáveres, o ICNF ativou de imediato o protocolo estabelecido no âmbito do Sistema de Monitorização de Lobos Mortos” explicou o ICNF e “desencadearam uma série de procedimentos de investigação, bem como a recolha dos cadáveres, que foram entregues ao Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária”.

O ICNF relembra que, em Portugal, “o lobo-ibérico é, desde 1989, uma espécie estritamente protegida, quer por via de legislação europeia, quer por via de legislação nacional”.

Jornalista: Lara Torrado

Foto: Sociedade Portuguesa de Ecologia

Banner Elisabete Fiseoterapia
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Design sem nome (5)
Alheiras Angelina
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
IMG_9798
banner canal n