O Plano de Ação para o Envelhecimento Ativo e Saudável vai ter um centro de competência que é exclusivamente dedicado ao envelhecimento. O Instituto de Emprego e Formação Profissional- IEFP vai dar formações para quem cuide de idosos.

Em declarações à agência Lusa, Nuno Silva Marques, coordenador do Plano de Ação para o Envelhecimento Ativo e Saudável, adiantou que o centro de competências estará “em breve” a funcionar, acrescentando que “é um centro que vai formar e capacitar cuidadores de idosos”.

De acordo com o mesmo, com a criação do centro será “mais fácil e rápido” prevenir o impacto do envelhecimento nas próximas décadas.

“Nas próximas duas décadas nós vamos ter o maior impacto em termos da nossa pirâmide etária, em termos demográficos, numa redução da população ativa e no aumento da população acima de 65 anos” explicou Nuno.

Comparou os tempos de antigamente com hoje em dia, explicando que, hoje em dia, as pessoas entre os 65 e os 75 anos chegam à velhice de forma diferente do que há 20 anos. “Ainda estão muito ativas, ainda dão um contributo enorme à sociedade” e, por esse mesmo motivo “não podem ser minimamente desvalorizadas”.

Jornalista: Lara Torrado

Banner Elisabete Fiseoterapia
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Design sem nome (5)
Alheiras Angelina
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
IMG_9798
banner canal n