No dia 30 de abril a Câmara Municipal de Mogadouro vai promover a inauguração do projeto “Valorização e Conservação do Castelo dos Mouros – segunda fase – e Castelo de Oleiros”.

A atividade decorre integrada nas comemorações do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios – celebrado a 18 de abril -, e vai incluir a apresentação do livro “Actas do II encontro de Arqueologia de Mogadouro – 2014”. “A publicação reúne os resultados da intervenção levada a cabo apara a Valorização e Conservação do Castelo dos Mouros de Vilarinho dos Galegos”, explica a nota divulgada pela autarquia.

Após esta apresentação técnica será feita uma visita ao próprio sítio arqueológico, que após a obra realizada se tornou um local e um recurso cultural visitável, apelativo e inserido num enquadramento paisagístico único, em pleno Parque Natural do Douro Internacional.

Este local arqueológico com cerca de 2500 anos, que agora se encontra musealizado, é um importante recurso endógeno do concelho de Mogadouro, com grande potencial de contribuir para a economia sustentável da região, ancorando um foco de crescimento socioeconómico na exploração equilibrada dos património histórico-cultural.

Tendo iniciado em 2020, este projeto tem data de encerramento prevista para o dia da sua inauguração, mas o município de Mogadouro já tem novos planos para continuar a desenvolver e a dinamizar este recurso patrimonial, integrando os Castros recuperados nas localidades de Vilarinho dos Galegos (Castelo dos Mouros) e Bemposta/Urrós (Castelo de Oleiros) em rotas de visitação turística e académica nacionais e internacionais. 

“A localização destas estruturas arqueológicas na linha de fronteira com Espanha é também um elemento estratégico a ter em conta nas ações que virão a ser desenvolvidas no futuro”, refere.

Segundo o comunicado, a obra foi editada no âmbito do projeto a inaugurar, com cofinanciamento do Programa Operacional Regional do Norte (NORTE 202), através do Portugal 2020 e do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), no valor de 241.101,48 euros.

Slider