Chama-se “voicebot 112” e vai poder detetar chamadas falsas e reduzir tempos de espera em momentos de sobrecarga. O projeto vai entrar em funcionamento em janeiro de 2025 onde irá fazer a triagem de chamadas, no entanto, apenas atuará em momentos de sobrecarga do serviço telefónico.

Este assistente virtual apenas realizará o atendimento em momentos de sobrecarga de chamadas, de forma a alivar a pressão sobre os centros operacionais do serviço 112. Desta forma, tem como função triar as chamadas e fazer o respetivo encaminhamento de emergência, seja ela para os bombeiros, força policial ou INEM.

O programa tem, ainda, como objetivo diminuir o tempo de espera bem como o número de desistências e de chamadas falsas. Portugal, em 2021, era o segundo país da Europa com mais chamadas falsas para o 112.

Segundo avança o Jornal de Notícias, 16% é a percentagem de “chamadas abandonadas”, consequência de problemas técnicos, sobrecarga da linha ou falhas de rede.

O ano de 2025 marca o arranque do “novo 112” que vai também ter a georreferenciação exata de quem telefona para o serviço de emergência. A linha atende cerca de nove milhões de chamadas por ano, sendo que o tempo médio de atendimento é de seis segundos.

O número de assistentes virtuais será infinito e terão, ainda, a funcionalidade da deteção automática da língua, ou seja, irá permitir atender o utente na referida língua.

Jornalista: Lara Torrado

IMG_9798
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Design sem nome (5)
Banner Elisabete Fiseoterapia
Alheiras Angelina
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
banner canal n
Artigo anteriorATROPELAMENTO CAUSA VÍTIMA MORTAL EM IZEDA
Próximo artigoVÍDEO: EXPOVILA REGRESSA A VILA FLOR JÁ NO PRÓXIMO MÊS