Consistiu num exercício à escala real, e teve como objetivo testar a capacidade de resposta e a articulação dos diversos agentes de proteção civil em contexto real. O simulacro teve lugar no Parque Empresarial de Chaves, tendo atingido três freguesias: Outeiro Seco, Vilela Seca e Bustelo.

O cenário desta simulação de incêndio com interface industrial afigurava-se como “crítico”, pois poderia “colocar em risco toda a zona do parque empresarial, onde se encontram diferentes empresas com material de combustão”.

No entanto, deste exercício resulta uma avaliação bastante positiva. “A eficaz ativação de meios em triangulação e envolvimento dos mesmos, que foram sendo mobilizados para o local, à medida que se avaliavam os pontos críticos, bem como a eficácia das comunicações resultou numa avaliação positiva no combate a um incêndio com estas variáveis”, refere a nota de imprensa enviada ao Canal N.

Estiveram envolvidos neste exercício à escala real 66 elementos das diferentes entidades, apoiados por 16 viaturas: Serviço Municipal de Proteção Civil, Bombeiros Voluntários Flavienses, Bombeiros Voluntários de Salvação Pública de Chaves, Bombeiros Voluntários de Vidago, GNR e UEP´S, Sapadores Florestais do Município (SF 30-118) e ANEPC – Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil. Presente esteve também o 2º Comandante Regional de Emergência e Proteção Civil do Comando Regional do Norte, Armando Silva, entre outras entidades de proteção civil convidadas, nomeadamente PSP, RI19, ICNF – Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas e AFFAC – Associação Florestal Ambiental do Concelho de Chaves.

Realizado o briefing, seguiu-se a assinatura dos Contratos Programa com as três Corporações de Bombeiros do concelho. Comparticipação financeira que a autarquia tem vindo a reforçar, a cada ano, que traduz o reconhecimento e a valorização pelo importante trabalho desenvolvido pelos Bombeiros Voluntários.

Nos últimos anos, “quase que foi triplicado o investimento municipal nas Corporações de Bombeiros, sendo a área da proteção civil uma prioridade do município”, salientou o Presidente da Câmara, Nuno Vaz, em declarações à comunicação social no final do simulacro.

Um investimento anual de aproximadamente 340 mil euros, valor que reflete o compromisso permanente e estável que a edilidade tem vindo a assumir com as associações humanitárias de bombeiros voluntários do concelho de Chaves.

Jornalista: Lara Torrado

Foto: CM Chaves

Alheiras Angelina
Design sem nome (5)
IMG_9798
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
Banner Elisabete Fiseoterapia
banner canal n