Os cursos de Medicina em Vila Real e, também, em Aveiro foram chumbados. A notícia foi avançada ontem pelo Jornal de Notícias (JN). Mas a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) vai recorrer.

A academia transmontana diz que vai apresentar contraditório à decisão provisória da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES) de recusar a criação do curso de Medicina em Vila Real.

Segundo o JN, a A3ES recusou as candidaturas da UTAD e da Universidade de Aveiro para mestrados integrados em Medicina. Contudo, as decisões são preliminares e as instituições têm 10 dias a contar da notificação para tentar revertê-las.

À Lusa, a UTAD confirmou que “irá naturalmente apresentar o seu contraditório nos próximos dias”.

O curso de Medicina é uma ambição da UTAD e até da cidade de Vila Real, uma vez que foi criado em 2022 um centro académico clínico, em parceria com o Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro (CHTMAD) e os agrupamentos de centros de saúde da região.

“Estou convicto que, dada a sua importância para Vila Real e para todo o Interior do país e sendo necessário ultrapassar algumas etapas, o objetivo será alcançado”, disse o presidente da câmara local, Rui Santos, em declarações à agência de notícias.

Jornalista: Rita Teixeira

banner canal n
Alheiras Angelina
IMG_9798
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Design sem nome (5)
Banner Elisabete Fiseoterapia
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
Artigo anteriorACT NOTIFICA 80 MIL EMPRESAS PARA INTEGRAR 350 MIL PRECÁRIOS NOS QUADROS
Próximo artigoDETIDO SUSPEITO DE ABUSO SEXUAL DE DUAS CRIANÇAS COM 8 E 11 ANOS