Trata-se do Projeto Inovação IPB HydroSAAP “Promover a eficiência hídrica em edifícios: Instalação e avaliação do desempenho de um sistema de aproveitamento de águas pluviais e de dispositivos eficientes” e está a ser posto em prática, ainda que experimental, numa das residências de estudantes do Instituto Politécnico de Bragança.

O projeto surgiu da “necessidade de melhorar a gestão do consumo de água numa das residências”, refere a nota de imprensa enviada ao Canal N, que, ao mesmo tempo, ajuda a “promover o conhecimento técnico e científico, ainda pouco explorado em Portugal, sobre a motorização ‘in situ’ de sistemas de aproveitamento de águas pluviais em edifícios, para usos não potáveis”.

A água da chuva é um recurso natural que pode ser, facilmente, recolhido e aproveitado para utilização em diversas aplicações domésticas, comerciais e industriais, onde não seja necessário água potável, como a rega de jardins, lavagem de carros, pátios, máquina de lavar a roupa e autoclismos.

A instalação do sistema vai permitir investigar aspetos relacionados com o seu desempenho, avaliando-o do ponto de vista técnico e científico, ao mesmo tempo que será conjugado com a prática educacional.

Este tipo de sistemas vai permitir reduzir, significativamente, o consumo de água doméstica, o que vai contribuir, não só, para a preservação do recurso “água”, mas, também, para um investimento vantajoso com retorno económico a curto prazo, uma vez que conduz a uma redção do custo associado ao consumo de água.

O projeto é financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência e está alinhado com os objetivos do Plano Estratégico do IPB, que é co-criar um futuro sustentável.

Jornalista: Lara Torrado

IMG_9798
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Alheiras Angelina
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
banner canal n
Design sem nome (5)
Banner Elisabete Fiseoterapia
Artigo anteriorALFANDEGUENSE É UMA DAS FINALISTAS DO CONCURSO MISS PORTUGUESA 2023
Próximo artigoFESTIVAL DE TEATRO DE RUA ARRANCA EM AGOSTO NA CIDADE DE CHAVES