Desde a meia-noite desta quinta-feira que Portugal deixou de estar em fase de contenção e passou à fase de mitigação.
O que a nova fase significa é que já não é possível estabelecer cadeias de transmissão sobre quem infetou quem. O vírus passou a estar em todo o lado.
As medidas de contenção revelarem-se incapazes de evitar a infeção de um número crescente de portugueses, o sistema de saúde vai preparar-se para dar resposta à pior fase da pandemia.
Esta fase corresponde ao nível de alerta e resposta mais elevado, sendo a fase mais grave de contágio.
Haverá uma generalização de testes e do atendimento a doentes covid-19 com todos os hospitais a prestar cuidados e também os centros de saúde.
Os critérios foram alargados. Antes para se ser validado como caso suspeito era preciso ter mais de um sintoma relacionado com a doença Covid-19 e ter um link epidemiológico com uma zona de risco ou contacto próximo com um caso confirmado.
Com as novas regras passa a ser caso suspeito quem tiver um destes sintomas: tosse persistente ou agravamento de tosse habitual; febre igual ou acima dos 38ºC; dispneia ou dificuldade respiratória.
De acordo com a avaliação dos sintomas, o doente pode ser encaminhado para autocuidados, com isolamento em casa e sob vigilância, em caso de sintomas ligeiros; Para avaliação médica em Área Dedicada Covid-19, no centro de saúde, em caso de sintomas moderados; ou ainda para avaliação médica no serviço de urgência, em caso de sintomas graves.
Jornalista: Fernando Pires
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
Alheiras Angelina
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Banner Elisabete Fiseoterapia
IMG_9798
banner canal n
Design sem nome (5)
Artigo anteriorCOVID-19: DISTRITO DE BRAGANÇA COM 34 CASOS POSITIVOS
Próximo artigoAMIR PROMOVE CAMPANHA SOLIDÁRIA PARA AQUISIÇÃO DE EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO