A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil está a enviar mensagens, a toda a população, a alertar para o risco extremo de incêndios rurais.

As mensagens começaram a circular às 09h00, onde se lê: “Risco extremo de incêndio rural. Não use fogo nos espacos rurais/florestais. Siga recomendacoes das autoridades. Info: 800 246 246 ou www.prociv.gov.pt / ANEPC”.

Quem tiver o telefone desligado e/ou sem rede não irá receber o alerta, sendo que, este não tem qualquer custo nem requer adesão.

A Proteção Civil informa que a SMS está a ser enviada uma vez que foi ativo o alerta especial de nível vermelho- do Sistema Integrado de Operações de Proteção e Socorro.

Este alerta (vermelho) é o nível máximos prontidão e mobilização de estruturas, forças e unidades de proteção e socorro.

A ANEPC relembra que, em dias em que o risco de incêndio é “Muito Elevado” ou “Máximo” não são permitidas queimadas extensivas sem autorização, a queima de amontoados sem autorização ou sem comunicação prévia, a utilização de fogo para a confecção de alimentos em todo o espaço rural, fulminar ou desinfestar em aliarmos, e a utilização de motorroçadoras, corta-matos e destroçadores.

De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, mais de 100 concelhos, incluindo de Bragança e Vila Real, estão, esta quarta-feira, sob perigo máximo de incêndio rural.

Jornalista: Lara Torrado

Foto: Canal N

IMG_9798
Design sem nome (5)
Alheiras Angelina
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Banner Elisabete Fiseoterapia
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
banner canal n