Chama-se “Algures a Nordeste” e consiste num festival que pretende divulgar a dança contemporânea. Desta forma, entre os dias 8 e 30 de setembro, Vila Real organiza seis espetáculos ao ar livre no centro histórico da cidade.

Em Vila Real o verão celebra-se ao ar livre com vários espetáculos que se estendem ao longo da zona histórica da cidade até à zona exterior do Teatro de Vila Real, juntamente com a 6ª edição do Festival Algures a Nordeste que, durante o mês de setembro, apresenta seis espetáculos.

Antes da dança contemporânea sair à rua, a companhia basca Ertza vai apresentar, dia 8 de setembro, sexta-feira, duas peças curtas ao ar livre.

Passando para o auditório, seguem-se as apresentações públicas de quatro criações coreográficas desenvolvidas ao longo de um ano no âmbito do Laboratório de Criação Coreográfica.

Rui Araújo, diretor do teatro, mencionou, em declarações à agência Lusa, que o laboratório “faz parte de uma estratégia para que a dança, em particular a dança contemporânea, possa ter aqui na região também raízes, até para um dia haver uma companhia nessa área”.

De acordo com a organização, o festival “é marcado pelo regresso da Companhia Nacional de Bailado, com duas peças impactantes”, uma delas a “Simphony of Sorrows” de Miguel Ramalho, e a “Cantata” de Mauro Bigonzetti.

O Centro Coreográfico “Instável” vai apresentar a “Lowlands” uma peça de Helder Seabre, numa noite que vai terminar com o atuação de um DJ.

A Haatik Dantza, uma outra companhia espanhola, vai participar na iniciativa com a peça “Ur Bizitan”, em português “Água Viva”, que terá música ao vivo.

Jornalista: Lara Torrado

Foto: Dança Típica

Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
Alheiras Angelina
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
banner canal n
IMG_9798
Design sem nome (5)
Banner Elisabete Fiseoterapia
Artigo anteriorUTAD PREENCHE 95% DAS VAGAS NA PRIMEIRA FASE BATENDO NOVO RECORDE DE ALUNOS
Próximo artigoDIÁRIOS DE PADRE FONTES VÃO VIAJAR ATÉ AO PORTO PARA SEREM APRESENTADOS