Começam a funcionar, hoje em Bragança e amanhã em Mirandela, duas unidades para a despistagem da Covid-19, com capacidade para a realização de cerca de 400 testes, por semana, faz saber um comunicado conjunto dos dois Municípios, do Hospital “Terra Quente” e do Hospital Privado de Bragança.
Os testes serão efetuados “com a colaboração de um Laboratório com implantação nacional, devidamente credenciado para o efeito, com convenção com o SNS”, refere o comunicado.
Segundo aquelas entidades, tratava-se de uma necessidade urgente, “considerando a evolução epidemiológica da COVID-19 no Distrito de Bragança, com aumentos significativos, quer nos profissionais de saúde, quer no universo de pessoas idosas, com particular incidência os lares de terceira idade, não se conseguindo perceber a verdadeira realidade, por falta de testes”.
O distrito de Bragança fica assim com uma capacidade acrescida de despistagem do novo coronavírus, já que, atualmente, apenas estão a ser feitos testes num centro móvel de recolha, instalado em Macedo de Cavaleiros, que são encaminhados para o Hospital de S. João, “revelando-se insuficiente para as necessidades do Distrito”, adianta o comunicado.
Os centros de testes vão funcionar, em Bragança, junto ao pavilhão Arnaldo Pereira, e em Mirandela, junto à entrada do Hospital Terra Quente.
No comunicado conjunto de todas as entidades envolvidas é explicado que “estes Centros de Testes COVID-19, possibilitarão a realização de testes em todos os concelhos do distrito de Bragança, conforme futura identificação de necessidades e prioridades”.
Jornalista: Fernando Pires
Slider