A partir de hoje, dia 16 de outubro, já é possível renovar automaticamente a carta de condução. Este novo método vai abranger milhares de pessoas mensalmente.

Através da portaria nº. 305/2023, o Governo criou a Renovação Autorizada da Carta de Condução (RAAC). Numa primeira fase vai abranger, apenas, os condutores de automóveis ligeiros até aos 50 anos e que se encontram em período de reavaliação, ou seja, quem tiver a carta caducada não está incluído.

A renovação da carta pode ser toda realizada apenas com um telemóvel, de forma a aliviar a sobrecarga do Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT) e evitar os transtornos dos condutores. Para isso, é necessário descarregar a aplicação “ID.gov” que permite, aos utilizadores, acederem a vários documentos digitais, nomeadamente a carta de condução e o cartão de cidadão. Posteriormente, para se conseguir aceder à plataforma, é necessária a chave móvel digital, o meio de autenticação e a assinatura digital do Estado.

Após estar iniciada a sessão na aplicação, é enviada uma mensagem aos condutores a alertar para a renovação do documento, desta forma, o utilizador pode iniciar o processo de revalidação.

Passadas pouco mais de 24 horas após ser efetuado o pagamento, através de referência multibanco, uma cópia digital da carta de condução fica guardada na aplicação. A carta, em formato físico, será, posteriormente enviada para a residência.

Apesar de, agora, a medida só abranger os condutores de veículos ligeiros até 50 anos, e que não necessitem de apresentar um atestado médico para renovar a carta, no futuro, o Governo prevê que o mecanismo automático seja alargado aos restantes condutores.

O Governo acredita que, mensalmente, cerca de seis mil condutores irão usufruir deste novo método.

Os custos da renovação não alteraram, no entanto, se os condutores optarem pelas vias digitais, a aplicação ID.gov ou o site do IMT, têm um desconto de 10% e pagam 27 euros, porém, caso se dirijam a um balcão do IMT, o valor é de 30 euros.

Para os condutores com idade igual ou superior a 70 anos, o custo é de 15 euros, a partir das vias digitais, a quantia desce para 13,5 euros.

Quem quiser consultar os períodos de renovação da carta pode fazê-lo através do site do IMT ou no simulador da Deco Proteste.

Jornalista: Lara Torrado

Banner Elisabete Fiseoterapia
IMG_9798
Alheiras Angelina
banner canal n
Design sem nome (5)
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Artigo anteriorVÍDEO: 250 ATLETAS PERCORRERAM TRILHOS DE CARRAZEDA DE ANSIÃES E FICARAM RENDIDOS ÀS PAISAGENS
Próximo artigoVÍDEO: COLHEITA DA AZEITONA ARRANCA EM TRÁS-OS-MONTES COM PREVISÃO DE QUEBRA NA PRODUÇÃO