Documento foi aprovado por unanimidade na última reunião de Câmara, a 31 de outubro, de Câmara. Nele constam as “graves consequências” da quebra de produção de castanha no concelho de Vinhais.

O município de Vinhais já tinha anteriormente exigido medidas de apoio para os produtores de castanha afetados pela quebra de produção, que ultrapassa os 50%. A autarquia explica que apesar de o documento já ter sido entregue durante a Feira da Castanha aos membros do Governo presentes, o objetivo é que seja enviado novamente a outras entidades.

Em comunicado, a Câmara Municipal refere que “não deixará por todos os meios de continuar a exigir que sejam tomadas medidas, tal como constam no documento, ou outras que as entidades competentes entendam para fazer face a este cenário de quebra de produção que se verifica em dois anos consecutivos”, reforça.

A quebra para além de terem sido causadas pelas alterações climáticas, esta autarquia transmontana diz que se verifica também a presença de um fungo, “afetando a qualidade e por consequência o preço”.

Pede um estudo urgente, por parte do ministério da Agricultura, para que sejam “feitos tratamentos de mitigação em relação a esta doença, para que não venham a ser afetadas a produção do próximo ano”.

Jornalista: Rita Teixeira
Foto: Canal N/Arquivo

banner canal n
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
Design sem nome (5)
Alheiras Angelina
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Banner Elisabete Fiseoterapia
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
IMG_9798