A Região Demarcada do Douro foi a escolhida para a primeira edição do “O Solo do Ano” em Portugal. Esta iniciativa tem como objetivo divulgar a diversidade deste recurso e fomenta o seu conhecimento.

Segundo avança a agência Lusa, os solos que são a base da produção vitícola da Região Demarcada do Douro foram, esta segunda-feira, escolhidos como o “Solo do Ano” 2024, uma iniciativa que divulga a diversidade deste recurso e fomenta o seu conhecimento.

O anúncio foi feito no Dia Mundial do Solo, que se celebra esta segunda-feira, pela Sociedade Portuguesa da Ciência do Solo (SPCS).

Em Comunicado, a SPCS refere que os solos do Douro “sustêm a paisagem do vale do Douro e uma atividade económica que moldou a vida do homem muito para além deste território”.

A SPCS referiu ainda que, ao longo de 2024, irá promover a divulgação e conhecimento sobre os solos da Região Demarcada do Douro e explicou que a iniciativa “Solo do Ano” pretende “divulgar a diversidade e importância dos solos portugueses, bem como fomentar o seu conhecimento”.

A Região Demarcada do Douro estende-se ao longo do Rio Douro e seus afluentes numa extensão de cerca de 250 000 hectares entre Barqueiros e Barca d’Alva.

Esta região tem origem na delimitação territorial de 1756, data da primeira demarcação das ‘Vinhas do Alto Douro’, que definiu mundialmente o primeiro modelo institucional de organização de uma região vinícola. Originalmente estabelecida para regular a produção do vinho fortificado a que chamamos de ‘vinho do Porto’, hoje a RDD circunscreve a Denominação de Origem Controlada dos vinhos do Porto e Douro.

A produção de vinho neste território é uma lição sobre a capacidade e determinação do homem na otimização dos recursos naturais. As vinhas foram construídas num território marcado por declives acentuados e pela quase inexistência de terra e água. Os vinhedos que cobrem os grandes declives levantam-se do rio Douro e configuram um imenso escadório de socalcos e patamares que são, nas palavras de Orlando Ribeiro, a mais admirável obra humana que se pode ver em Portugal. A monumentalidade da paisagem do Alto Douro Vinhateiro (ADV) tem reconhecido valor universal. Em 2001 foi inscrita na lista do Património Mundial da Humanidade da UNESCO. Esta área corresponde a uma língua de cerca de 24 600 hectares que se estendem ao longo do rio. 

Jornalista: Lara Torrado

Banner Elisabete Fiseoterapia
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
banner canal n
Design sem nome (5)
IMG_9798
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Alheiras Angelina
Artigo anteriorSÃO SILVESTRE DE MOGADOURO TERÁ PELA PRIMEIRA VEZ PROVA PARA ATLETAS ADAPTADOS
Próximo artigoVÍDEO: ESACT DÁ MAIS UM PASSO PARA TORNAR HOTEL EM RESIDÊNCIA DE ESTUDANTES