A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) vai coordenar o projeto LivingSoiLL- Healthy Soil to Permanent Crops Living Labs, financiado pela Missão Solo do Horizonte Europa.

O projeto, com um financiamento global de 12 milhões de euros, pretende melhorar a saúde dos solos em culturas permanentes na Europa nas áreas da vinha, olival, castanha, avelã e maçã.

“A participação da UTAD no LivingSoiLL é uma oportunidade única para contribuir para a melhoria da saúde dos solos em Portugal e na Europa”, afirma Cristina Carlos, coordenadora do projeto e investigadora do Centro de Investigação e de Tecnologias Agroambientais e Biológicas (CITAB).

Para além de “difundir práticas sustentáveis de gestão do solo e reforçar a literacia do solo”, este consórcio vai estabelecer cinco “Living Labs” (Laboratórios Vivos-LL) dedicados à promoção de solos saudáveis, testando e co-criando soluções inovadoras ajustadas localmente”, explica a responsável.

A UTAD vai coordenar o LL Luso-Galaico, focado na vinha e no olival, as duas culturas permanentes com maior importância no norte do país e na Galiza.

“Acreditamos que o LivingSoiLL tem potencial para gerar um impacto significativo na saúde dos solos na Europa, e que contribuirá para uma produção de alimentos mais sustentável, a regulação da água e do clima e a conservação da biodiversidade”, conclui Cristina Carlos, também ela docente na UTAD.

O LivingSoiLL é composto por 50 parceiros de Portugal, França, Espanha, Itália e Polónia, e reúne universidades, produtores locais, associações de produtores, entidades públicas, uma associação europeia produtora de frutas, vegetais e plantas ornamentais, e uma associação europeia de defesa do setor vitivinícola. 

O projeto decorrerá ao longo de 54 meses, numa abordagem colaborativa baseada na co-criação, co-implementação e co-teste de soluções, em que se espera, também, a participação ativa de mais de 2 mil atores locais.

A equipa da UTAD é composta por 27 elementos e inclui investigadores do Centro de Investigação e de Tecnologias Agroambientais e Biológicas (CITAB), do Centro de Química de Vila Real (CQVR) e do Centro de Estudos Transdisciplinares de Desenvolvimento (CETRAD).

Alheiras Angelina
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
IMG_9798
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
banner canal n
Banner Elisabete Fiseoterapia
Design sem nome (5)
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Artigo anteriorDESPISTE PROVOCA UM FERIDO GRAVE  
Próximo artigoDEZENAS DE PLANTAS FURTADAS EM ESPAÇO PÚBLICO DE ALFÂNDEGA DA FÉ