É já amanhã (sexta-feira) que arranca o campeonato do mundo de equipas seniores, em ténis de mesa, que vai disputar-se, em Busan, na Coreia do Sul, até ao dia 25 de fevereiro. A competição também serve de qualificação para os jogos Olímpicos Paris 2024.

A comitiva portuguesa que vai participar em masculinos e femininos, integra dois atletas naturais de Mirandela: Matilde Pinto (atualmente ao serviço do CTM Mirandela) e João Geraldo (agora a representar o Loup´s d´Angers, de França).

Ainda Inês Matos, que representa o CTM Mirandela e a treinadora da seleção nacional feminina, Xie Juan, que está há 27 anos no CTM Mirandela, primeiro como jogadora e agora também como treinadora da equipa sénior feminina que recentemente conseguiu o apuramento inédito para as meias-finais da Europe Cup Women.

Na equipa masculina, para além de João Geraldo, o selecionador Francisco Santos chamou Marcos Freitas (Pontoise-Cergy, França), Tiago Apolónia (ASV Grünwettersbach, Alemanha), João Monteiro (AD Galomar) e Diogo Carvalho (Sporting CP).

A seleção feminina orientada por Xie Juan, para além de Matilde Pinto e Inês Matos, é ainda constituída por Fu Yu (KTS ENEA SIARKOPOL Tarnobrzeg, Polónia) e Shao Jieni Etival (Clairefontaine ASRTT, França).

A equipa masculina vai disputar o grupo 8, com o Egito, Roménia, Irão e Tailândia, e a feminina disputa o grupo 6, com Hong Kong, Áustria, Austrália e Cazaquistão.

Os três primeiros classificados de cada grupo ficam apurados para a segunda fase do Mundial. Os primeiros para os oitavos de final e os 2.º e 3.º classificados para a ronda de 32.

O Mundial é a prova de qualificação das equipas para os Jogos Olímpicos de Paris 2024 e são apuradas as oito equipas que atinjam os quartos-de-final.

Os seis campeões continentais já têm garantida a qualificação, no caso masculino a China (Ásia), Austrália (Oceânia), Egito (África), Suécia (Europa), Brasil (América do Sul) e Canadá (América do Norte).

No setor feminino, já garantiram a presença a China, Austrália, Egito, Alemanha, Brasil e Estados Unidos. A França, como país organizador, também tem assegurada a presença no maior evento mundial e o 16.º país será o que tiver melhor ranking na lista de março.

No caso de um dos países que disputar os quartos-de-final já tiver garantido seu lugar em Paris, a quota será ocupada pela seleção ainda não qualificada melhor classificada no ranking mundial de março.

Jornalista: Fernando Pires

Banner Elisabete Fiseoterapia
banner canal n
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Design sem nome (5)
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
IMG_9798
Alheiras Angelina
Artigo anteriorREBORDELO COM ESCOLA REQUALIFICADA NUM INVESTIMENTO DE 280 MIL EUROS
Próximo artigoARMAS E DROGAS APREENDIDAS EM OPERAÇÃO DA GNR EM MIRANDELA E VILA FLOR