A Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) de Bragança, inaugurada a 11 de março de 2006, completa, hoje, 18 anos ao serviço da população do distrito.

“Este importante meio de emergência médica pré-hospitalar, integrado no Serviço de Urgência Médico-Cirúrgica da Unidade Hospitalar de Bragança e respetivo

Departamento de Urgência, Emergência e Cuidados Intensivos da Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste, atua em articulação e comando centralizado do Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU), sendo ativada na sequência dos pedidos de socorro efetuados através do número de emergência 112” refere, em comunicado, a ULS do Nordeste.

A VMER de Bragança assegura o socorro nos 12 concelhos do distrito e está disponível todos os dias da semana, 24 horas por dia, com uma taxa de operacionalidade próxima de 100 por cento.

A ULS do Nordeste relembra que no ano de 2023 este meio de socorro foi chamado a intervir em 726 situações, “que, pela sua gravidade e complexidade, exigiram a pronta intervenção de uma equipa diferenciada com formação e treino em Suporte Avançado de Vida e abordagem ao doente crítico”.

Na sua maioria, estas situações estava relacionada com a alteração do estado de consciência, insuficiência cardiorrespiratória, enfarte do miocárdio, acidentes vasculares cerebrais, paragem cardiorrespiratória – acidentes de viação e de trabalho.

“A equipa, constituída por um médico e um enfermeiro, dispõe de conhecimento científico e equipamento técnico que permite dar resposta a situações do foro médico e/ou traumatológico (suporte respiratório com ventilador invasivo e não invasivo, suporte cardiovascular, compressor cardíaco automático, cinto pélvico, material de estabilização para vítimas de trauma grave, kit de partos, entre outros)” refere a mesma nota de imprensa.

A intervenção pré-hospitalar tem como principal objetivo a estabilização de vítimas em idade adulta e pediátrica, bem como o acompanhamento médico durante o transporte para a respetiva Unidade Hospitalar.

“Este meio de socorro assume uma particular importância num distrito marcado pela dispersão geográfica, com infraestruturas rodoviárias com características de montanha e condições atmosféricas adversas, o que torna as missões de socorro mais exigentes.

Neste contexto, a VMER de Bragança articula com os restantes meios de emergência pré-hospitalar do INEM – Instituto Nacional de Emergência Médica instalados no distrito, nomeadamente o Helicóptero de Macedo de Cavaleiros e as Ambulâncias de Suporte Imediato de Vida (SIV), no sentido de dar a resposta adequada às necessidades dos doentes.”

De realçar que a VMER de Bragança conta com novas instalações, cuja localização da nova base junto à entrada principal da Unidade Hospitalar permite acesso direto e privilegiado à via pública com impacto ao nível da prontidão no socorro, e que contribuem, igualmente, para um maior conforto da equipa.

Jornalista: Lara Torrado

Foto: ULS do Nordeste

Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
Design sem nome (5)
banner canal n
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
IMG_9798
Banner Elisabete Fiseoterapia
Alheiras Angelina
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Artigo anteriorCABRITO COMPLETA MESA DOS FINS DE SEMANA GASTRONÓMICOS DE MACEDO DE CAVALEIROS
Próximo artigoPROVAS DE PESCA REGRESSAM AOS LAGOS DO SABOR