A reabertura ainda tem muitas limitações impostas pelas autoridades de saúde. Para além de quinta-feira, também aos sábados haverá feira no mercado.
O Mercado Municipal de Mirandela dedicado à venda dos produtos da terra reabriu ao público, esta quinta-feira, mas ainda com várias limitações impostas pelas autoridades de saúde.
Recorde-se que as feiras foram suspensas durante quase dois meses e agora reabrem com regras e normas de higiene apertadas, sendo que em Mirandela, o Município decidiu que, “dada a limitação do número de expositores, imposta pela Autoridade de Saúde, os dias de venda passam a ser às quintas-feiras e sábados, de forma a que todos tenham oportunidade de vender os seus produtos com maior segurança”, adianta o executivo liderado por Júlia Rodrigues em comunicado.
O aprovisionamento e instalação dos postos de venda inicia-se às 06h00, abrindo ao público uma hora depois, fechando ao meio-dia.
Passa a ser obrigatório “o uso de máscara para vendedores e público, a marcação dos lugares destinados aos vendedores, respeitando a distância de segurança. A entrada será feita exclusivamente pelo acesso principal do mercado. A deslocação do público terá apenas um sentido de circulação, conforme indicações visuais e as entradas e afluência de público, serão controladas pela PSP em coordenação com o Serviço Municipal de Proteção Civil.”
A Câmara de Mirandela também irá colocar dispensadores fixos de solução alcoólica, à entrada e na parte central do mercado, para desinfeção das mãos.
Para além de Mirandela, esta reabertura gradual dos mercados dos produtos da terra também vai acontecer nos restantes oito concelhos que integram a Comunidade Intermunicipal das Terras de Trás-os-Montes.
Uma medida tomada, no início desta semana, entendida como uma forma de garantir a manutenção de produções assentes na economia familiar e simultaneamente dar resposta à necessidade de os agricultores escoarem os seus produtos. “A nossa preocupação é que, neste período de produção agrícola, a agricultura seja um motor para incentivar a economia familiar, local e regional”, refere o presidente da CIM, Artur Nunes.
No que toca à abertura das feiras aos restantes vendedores, Artur Nunes esclareceu que a situação “está a ser avaliada e dependente da evolução da pandemia e das determinações do Governo”.
A venda de produtos da terra, nas feiras municipais, está de regresso nos nove concelhos da CIM Terras de Trás-Os-Montes, ou seja, em Mirandela, Bragança, Macedo de Cavaleiros, Vila Flor, Alfândega da Fé, Mogadouro, Vimioso, Vinhais e Miranda do Douro.
Jornalista: Fernando Pires
Alheiras Angelina
banner canal n
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Design sem nome (5)
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
IMG_9798
Banner Elisabete Fiseoterapia
Artigo anteriorPRISÃO PREVENTIVA PARA DOIS SUSPEITOS DE ASSALTOS A JUNTAS DE FREGUESIA DA REGIÃO
Próximo artigoSÍLVIO SANTOS AVISA: “SUSTENTABILIDADE DA CONFRARIA ESTÁ EM CAUSA”