O volume de biorresíduos depositados nos compostores comunitários instalados no âmbito do projeto-piloto “Alijó a Compostar”, já atingiu os 2,5 mil litros de matéria orgânica. 

“O Município de Alijó procede regularmente à monitorização destes compostores, tendo verificado que, desde fevereiro, o volume de biorresíduos depositados triplicou” refere a autarquia em comunicado.

Desta forma, o município “congratula-se com a adesão crescente a este projeto-piloto e felicita todos aqueles que têm contribuído para o aumento do volume de biorresíduos que deixaram de ir para aterros e que foram transformados em adubo orgânico”.

Os munícipes interessados em aderir ao projeto ainda podem levantar o seu kit de compostagem gratuito nas Juntas de Freguesias de Alijó, Favaios e Sanfins do Douro.

A autarquia relembra que “a compostagem é um processo de valorização da matéria orgânica, que permite dar um destino adequado aos resíduos alimentares não cozinhados, resíduos biodegradáveis de jardinagem, entre outros” e explica que este processo “consiste na decomposição dos resíduos domésticos por ação de microrganismos que, na presença de oxigénio, originam uma substância designada composto que poderá ser utilizado como adubo”.

O composto possui fungicidas naturais e organismos benéficos que ajudam a eliminar os organismos patogénicos que perturbam o solo e as plantas.

Jornalista: Lara Torrado

Foto: CM Alijó

IMG_9798
Design sem nome (5)
Alheiras Angelina
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Banner Elisabete Fiseoterapia
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
banner canal n