Situadas na localidade de Urrós, 32 bodegas subterrâneas vão ser recuperadas através de um investimento superior a um milhão de euros. O Comité de Gestão do Programa de Cooperação Interreg VI A Espanha-Portugal (POCTEP) 2021-2027, notificou o município de Mogadouro da decisão de aprovação da candidatura que apresenta um investimento total elegível de 1.117.115.43€.

O Projeto BORDERLINE – Interregional Cellars Route, Mogadouro and Fermoselle, tem como objetivo potenciar o papel da cultura e do turismo sustentável para o desenvolvimento económico, a inclusão social e a inovação social, através da recuperação e revitalização das Bodegas existentes nos dois lados da Fronteira.

“Este património faz parte da identidade desta região transfronteiriça e encontra-se em situação de conservação diferente: enquanto que em Urrós ainda não foi reabilitado, em Fermoselle está em bom estado de conservação e já é objeto de visitação” refere o município em comunicado. O número de bodegas também é diferente nos dois países: em Mogadouro/Urrós há 32 bodegas, escavadas no solo, constituído por rocha mole, em meio rural, fora da povoação, enquanto que em Fermoselle as 1000 bodegas são subterrâneas, escavadas em rocha granítica e espalhadas no subsolo da vila.

O projeto BORDERLINE visa a preservação do património cultural comum, a criação de uma rota turística sustentável, física e digital, a elaboração de uma programação cultual conjunta e o recurso às tecnologias 3D 360º, bem como à realidade aumentada e realidade virtual, incluindo storytelling, que proporcione uma experiência imersiva.

O projeto tem prazo previsto de finalização até ao dia 31 de dezembro de 2025 e é cofinanciado pelo FEDER – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, a uma taxa de 75%.

Jornalista: Lara Torrado

banner canal n
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Design sem nome (5)
IMG_9798
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
Alheiras Angelina
Banner Elisabete Fiseoterapia
Artigo anteriorTAÇA BOÂR BORNES ADIADA DEVIDO À PREVISÃO DE MAU TEMPO
Próximo artigoCHAVES ASSINALA OS 500 ANOS DO NASCIMENTO DE CAMÕES COM VÁRIAS ATIVIDADES